"A Terra tem o suficiente para todas as nossas necessidades, mas somente o necessário".
Mahatma Gandhi
Explorar o virtual para ajudar a preservar o real.
Assim como o Greenpeace, nós também podemos contribuir com pequenas ações ao planeta. São simples atos que juntos podem modificar a situação em que nosso mundo se encontra. O bom uso dos recursos que a natureza oferece pode melhorar nossa qualidade de vida.
A moda sustentável está cada vez mais se popularizando país a fora e serve de exemplo de atuação local. A indústria têxtil e os próprios estilistas têm procurado encontrar novas fontes de recursos e meio de produção que diminuam a agressão ao meio ambiente e ao mesmo tempo buscam alinhar-se aos gostos de seus consumidores.
Essa moda ecológica é produzida com materiais reciclados, tecidos orgânicos, como é o caso do algodão que passa a ser cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais, couros alternativos, fibra vegetal e até garrafa pet (o plástico é reciclado e transformado em fibra). Na hora do tingimento é preciso utilizar pigmentos naturais para ficar 100% ecológico.
No Brasil, pequenas marcas e grifes já aderiram a essa onda ecofashion. A produção sustentável não se limita a ficar só em peças de roupas ou nas linhas de acessórios, os calçados e bolsas também estão incluídos nos itens ecologicamente corretos. Um exemplo de marca de calçados é a marca Goóc que usa a borracha reciclada de pneus no solado das sandálias. A loja também trabalha com bolsa, mochilas e acessórios.
Pessoas certas, com atitudes corretas podem fazer muito e o planeta agradece! Quem disse que as coisas estão fora do nosso alcance? Você ainda está parado? Vamos ajudar o planeta!!!
Só em São Paulo, são cerca de 6,5 milhões de automóveis circulando diariamente pelas ruas e avenidas da capital. No Brasil, são 50 milhões ao todo. Para se ter uma ideia da quantidade de gases poluentes lançados por esses automóveis, um carro com motor 1.0, movido a gasolina, consome 71,43 litros em mil quilômetros. O que gera nada menos do que 170 Kg de CO2. Calcule aqui suas emissões.
Mais que flexionar pernas e braços e colocar o corpo para funcionar, a data é importante porque serve como um exercício de reflexão sobre a nossa dependência em relação aos carros. A ideia é que se busque alternativas para os meios de transportes individuais. Além disso, com a adesão cada vez maior dos governos, o Dia Mundial Sem Carro é a partida para exigir das autoridades transportes públicos de mais qualidade, aumento das ciclovias e respeito ao pedestre.
Histórico:
O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez na França, ainda em 1998. No Brasil, a iniciativa surgiu em 2001, quando 11 cidades por todo o país - Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA) -aderiram à causa. Em São Paulo, o evento acontece desde 2005, organizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente em parceria com o Movimento Nossa São Paulo.
Participe você também!
Confira como foi a Bicicletada preparatória para o Dia Mundial Sem Carro 2009
http://diamundialsemcarro.ning.com/video/bicicletada-preparatoria-para
Links relacionados:
Bicicletada em SP
http://www.youtube.com/watch?v=CQq4vJHMyu0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xetx-dI1Vr4&feature=PlayList&p=27AA7A3BF4731BB8&index=1
midores de forma a contribuírem para a sustentabilidade por meio dos seus atos de consumo. “1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo” é o slogan da entidade divulgado na internet. Segundo eles se forem gastos R$100 em compras de supermercados, R$30 são jogados fora. Os consumidores precisam ter consciência de suas reais necessidades alimentares, além de perceber que pequenos atos podem transformar a realidade. Deve-se pensar na seleção, no armazenamento, no preparo e como reaproveitar os alimentos que são comprados. É simples se tornar um consumidor consciente! O primeiro passo é planejar as compras, ou seja, comprar apenas o que for necessário. O segundo passo é comprar menos e com maior frequência assim a comida não vai estragar tão fácil e os alimentos estarão mais frescos para serem ingeridos. Aproveitar o máximo de cada alimento é outra saída. Poucos sabem, mas talos, folhas, sementes e cascas têm um forte valor de nutrientes e podem sem incluídos no prepara das refeições. Em último lugar, mas não menos importantes, é necessário separar e reciclar o lixo.
ude em respeito aos aspectos ambientais, sociais e economicos. Essa certificação florestal busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, sendo portanto, uma alternativa à exploração predatória das florestas. A Ong tem como objetivo promover a conservação e o uso responsável dos recursos naturais, zelar a conservação de ares protegidas públicas e privadas, garantir o respeito aos direitos fundamentais do trabalho, de saúde e de segurança para trabalhadores e empreendimentos florestais e agrícolas, gerar benefícios sociais para as populações diretamente afetadas por projetos e empreendimentos florestais e agrícolas, garantir respeito a legislação ambiental e principalmente estimular a adoção de práticas produtivas menos impactantes ao meio ambiente e às pessoas que dele dependem.
reocupações dos americanos.