segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nova Ong para acabar com o desmatamento da madeira

Por Vanessa Barcellini

Pensando na falta de responsabilidade com o consumo da madeira, criou-se o Programa de Certificação Florestal do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola). A ONG surgiu devido à demanda para produtos com origem florestal ou agrícola e visa projetos voltados a sua produção e comercialização. O Imaflora é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que trabalha para promover mudanças positivas nos setores florestal e agrícola. Segundo a coordenadora de comunicação, Priscila Mantelatto, “O Instituto acredita que, estimulando boas práticas de produção, é possível promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e gerar benefícios sociais. O Imaflora busca novas formas de existência, conciliando conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, por isso, valoriza e difunde exemplos positivos e trabalha com soluções construídas e negociadas de maneira representativa e equilibrada entre diversos setores da sociedade.”
Atualmente, só é possível exportar a madeira se ela possuir um selo que aprove esse ato, uma atitude em respeito aos aspectos ambientais, sociais e economicos. Essa certificação florestal busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, sendo portanto, uma alternativa à exploração predatória das florestas. A Ong tem como objetivo promover a conservação e o uso responsável dos recursos naturais, zelar a conservação de ares protegidas públicas e privadas, garantir o respeito aos direitos fundamentais do trabalho, de saúde e de segurança para trabalhadores e empreendimentos florestais e agrícolas, gerar benefícios sociais para as populações diretamente afetadas por projetos e empreendimentos florestais e agrícolas, garantir respeito a legislação ambiental e principalmente estimular a adoção de práticas produtivas menos impactantes ao meio ambiente e às pessoas que dele dependem.
O Imaflora trabalha com uma certificação ambiental, esta faz com que o produto possa ser exportado. Patrícia ainda afirma: “ Para nós, esta é uma importante ferramenta de mudança, pois incentiva a adequação socioambiental de empreendimentos florestais e agrícolas, além de fortalecer e qualificar produtores e comunidades florestais, por isso, o Imaflora promove a produção e o consumo responsável, dando visibilidade aos empreendimentos e aos produtos socioambientalmente adequados, através da construção de espaços que aproximam produtores e consumidores.”
A ong trabalha com diversos projetos, entre eles o da madeira, o Projeto Café e Biodiversidade. Para conseguir promover mudanças, o Imaflora atua com outras organizações e pessoas, tais como: empreendimentos e trabalhadores florestais e agrícolas, comunidades e produtores rurais; pesquisadores, estudantes, ONGs, formuladores de políticas públicas e privadas, consumidores individuais e corporativos de produtos florestais e agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário