Todo este processo se dá em diferentes planos, tanto no âmbito global, de empresas, quanto local, os indivíduos. Dentre as instituições que atuam em nível global está o Greenpeace. Criado em 1971, esta organização atua de maneira intensa na salvação do meio-ambiente por meio de ações pacíficas e promocionais, com o intuito de alertar as pessoas sobre as responsabilidades com o Mundo.
Assim como o Greenpeace, nós também podemos contribuir com pequenas ações ao planeta. São simples atos que juntos podem modificar a situação em que nosso mundo se encontra. O bom uso dos recursos que a natureza oferece pode melhorar nossa qualidade de vida.
A moda sustentável está cada vez mais se popularizando país a fora e serve de exemplo de atuação local. A indústria têxtil e os próprios estilistas têm procurado encontrar novas fontes de recursos e meio de produção que diminuam a agressão ao meio ambiente e ao mesmo tempo buscam alinhar-se aos gostos de seus consumidores.
Essa moda ecológica é produzida com materiais reciclados, tecidos orgânicos, como é o caso do algodão que passa a ser cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais, couros alternativos, fibra vegetal e até garrafa pet (o plástico é reciclado e transformado em fibra). Na hora do tingimento é preciso utilizar pigmentos naturais para ficar 100% ecológico.
No Brasil, pequenas marcas e grifes já aderiram a essa onda ecofashion. A produção sustentável não se limita a ficar só em peças de roupas ou nas linhas de acessórios, os calçados e bolsas também estão incluídos nos itens ecologicamente corretos. Um exemplo de marca de calçados é a marca Goóc que usa a borracha reciclada de pneus no solado das sandálias. A loja também trabalha com bolsa, mochilas e acessórios.
Pessoas certas, com atitudes corretas podem fazer muito e o planeta agradece! Quem disse que as coisas estão fora do nosso alcance? Você ainda está parado? Vamos ajudar o planeta!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário