segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ajudando a melhorar o ar de São Paulo

Por Soraya Lauand


O Programa de Inspeção Veicular Ambiental vem sendo implantado pela Prefeitura de forma gradativa e serve como uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade. O início da operação para toda a frota a diesel começou em maio de 2008 e para os demais veículos em fevereiro de 2009. Essa iniciativa busca estimular os proprietários fazerem a manutenção adequada de seus automóveis, mantendo assim as emissões de poluidores dentro dos padrões que o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) recomenda.

A inspeção deve ser agendada pela internet no site da Controlar em até 120 dias antes da data limite do licenciamento do carro. Depois disso, o proprietário do veículo terá 90 dias para realizar a inspeção, a qual segue uma ordem de acordo com o final da placa do automóvel.

Depois de feita a inspeção, se o veículo for aprovado, estiver licenciado e não apresentar dívida com a Prefeitura e com o Detran o dono de veículo poderá pedir o reembolso da tarifa à Prefeitura.

Essa decisão da prefeitura é mais uma iniciativa que tende a controlar a qualidade do ar e consequentemente os riscos que a poluição pode trazer à saúde dos habitantes das grandes metrópoles. Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP , estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário