sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As cidades estão preparadas para as chuvas?

Por Marília Medrado

Já não é mais novidade que o meio ambiente está desequilibrado. Infeliz e ironicamente, só percebemos a gravidade do assunto quando somos atingidos por ele.
Na última quinta-feira, uma forte chuva atingiu Curitiba, causando alagamentos e deixando mais de 170 mil pessoa sem luz. Isso depois de um dia em que os termômetros marcaram 33,7 graus Celsius, maior temperatura do ano. Situações semelhantes são as chuvas que ocorreram no Rio de Janeiro, em novembro, e as enchentes, em São Paulo, no mês de outubro. No nordeste não é diferente, como conta o deputado Fernando Gabeira, em seu blog, durante uma viagem ao Maranhão.

Resultado da chuva que atingiu a região sul do país nessa quinta-feira

Com o início da estação mais quente do ano, aumentam também as chamadas tempestades de verão. Mas será que as cidades estão preparadas para suportar essas chuvas?
Alguns municípios e regiões contam com os serviços da Defesa Civil e também com a instalação de radares meteriológicos. Alagamentos não faltam para mostrar que tais recursos são insuficientes diante da urbanização desenfreada, a falta de espaços verdes e o excesso de lixo nas ruas, principais causadores das enchentes nas grandes cidades.
Na hora de uma enchente é difícil encontrar culpados. Governo e população têm responsabilidades. O primeiro por não fazer obras preventivas, o segundo por jogar lixo em locais indevidos e ocupar irregularmente as encostas. O que vale mesmo é o velho e bom ditado: se cada um fizer a sua parte,todos vivem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário